Precisa de uma massagem terapêutica ou de uma massagem relaxante?

O que você vai aprender

Existem tantos tipos de massagem que seria impossível abordá-los todos no mesmo artigo. Massagens linfáticas, anti-celulite, shiatsu, tailandesas, massagens relaxantes … são apenas algumas delas. Em geral, os benefícios que trazem à nossa saúde são inúmeros, como aliviar o estresse, aliviar certas dores musculares, melhorar o aspecto da pele ou estimular a circulação sanguínea. Com certeza você já pensou em fazer massagem por alguns desses motivos.

Porém, se há duas que muitas vezes se confundem erroneamente, são as massagens terapêuticas e relaxantes. É verdade que são semelhantes, mas algumas de suas diferenças os tornam mais ou menos indicados dependendo das situações. Nós revelamos seus segredos para que você saiba qual deles você precisa!

O que é uma massagem relaxante?

Uma massagem relaxante tem seu valor.

Como o próprio nome indica, as massagens relaxantes visam tornar a técnica o mais agradável possível. Elas são trabalhadas lentamente, aplicando apenas uma leve pressão no corpo, e se concentram mais nos nervos do que nos músculos.

Além disso, com este tipo de massagem poderá também promover a eliminação de toxinas, reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação, relaxar os músculos e até aliviar algumas dores. Mas seu principal objetivo é reduzir os níveis de estresse e com eles geralmente não são detectadas contraturas ou possíveis lesões.

Então, o que é uma massagem terapêutica?

É também uma massagem que lhe dará um certo grau de relaxamento, mas é muito mais enérgica. Isso significa que a pressão aplicada é maior, então você pode sentir uma leve dor em momentos específicos se precisar mover as fibras musculares para sua posição original. Consequentemente, recomendamos esta massagem no caso de sofrer de algum mal-estar físico ligeiro (como contraturas e lesões) ou de um stress muito grande.

Alguns de seus maiores benefícios são:

  • Elimina contraturas musculares e relaxa os músculos;
  • Melhora as defesas, pois estimula o sistema imunológico;
  • Ajudar a desintoxicar o corpo, estimulando a circulação sanguínea;
  • Aliviar a dor tonificando e relaxando o sistema nervoso;
  • Tonificar os músculos.

Da mesma forma, o resultado variará dependendo da área tratada e dos métodos utilizados. Por exemplo, alguns se concentrarão mais especificamente em melhorar a circulação, outros em aumentar os efeitos calmantes ou em melhorar a condição de uma área específica, como as costas ou o abdômen.

Massagem sempre vale a pena

Usar o rótulo de massagem terapêutica é uma forma de indicar que o objetivo da massagem é oferecer benefícios à saúde. Ou seja, não haverá o famoso ‘final feliz’ . O outro significado de uma massagem terapêutica é que tanto o cliente quanto o praticante têm um objetivo comum de provocar mudanças estruturais no corpo, geralmente por meio de uma série de massagens regulares ou relaxamento profundo.

Ajuda ter um pouco de história para entender por que a massagem terapêutica é um termo tão importante no campo da massoterapia. Na década de 1880, massagistas e massoterapeutas trabalhavam na medicina convencional como assistentes médicos, bem como na prática privada.

O crescimento das casas de massagem

Na década de 1930, a massagem sueca era um sistema completo de fisioterapia que incluía manipulação de tecidos moles, movimento, hidroterapia e eletroterapia para saúde geral, tratamento de doenças e reabilitação de lesões. Massagistas e massoterapeutas trabalhavam como fisioterapeutas com médicos, bem como em spas, salões de beleza e suas próprias clínicas de saúde, às vezes conhecidas como casas de massagem.

No entanto, começaram a abrir ‘casas de massagens’ que prestavam um serviço diferente. Nas décadas de 1950 e 1960, ‘casa de massagens’ era um eufemismo para um local de prostituição. A massagem como terapia legítima caiu em descrédito, assim como as profissões de massoterapeuta e massoterapeuta.

Nas décadas de 1960 e 1970, uma nova geração de pessoas inspiradas pelo movimento do potencial humano e pela possibilidade de cura natural voltou a se interessar pela massoterapia. O Esalen Institute, na Califórnia, fundado em 1962, desenvolveu seu próprio estilo de massagem Esalen, a conhecida massagem californiana. Eles se autodenominavam massoterapeutas e o trabalho que faziam era ‘massagem terapêutica’ como forma de restaurar a reputação profissional da massagem.

Ainda hoje, os clientes do sexo masculino ligam para massagistas independentes para perguntar sobre seus serviços de massagem, insinuando que estão interessados ​​em um final feliz perguntando sobre ‘massagens de corpo inteiro‘, ‘massagens de liberação total’ ou extras. Ao explicar que se trata de uma massagem terapêutica, o profissional informa que não espera um final feliz, e geralmente será rapidamente desligado, recusando-se a agendá-los em qualquer caso.

Quando é indicado este tipo de massagem?

A massagem terapêutica é indicada como complemento ao trabalho fisioterapêutico em:

  • Lesões do sistema musculoesquelético: doenças musculares, contraturas, espasmos, rupturas musculares, tendinopatias, entorses, etc.
  • Reabilitação pós-imobilização.
  • Tratamento de cicatriz.
  • Melhorar problemas posturais.
  • Doenças neurológicas periféricas: espasticidade, paralisia.
  • Perturbações psicoemocionais: esgotamento mental, insônias, stress, cefaleias tensionais, ansiedade, entre outros.

Compartilhe o conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Massagens na sua cidade

Siga nossas redes sociais: