Massagem tailandesa: descubra essa maravilha

O que você vai aprender

Existem muitas técnicas de relaxamento orientais milenares e sua demanda global aumentou junto com os níveis de estresse trazidos pelo estilo de vida atual.

E, dentre todos os métodos de terapia física e energética, o mais completo em seus benefícios é a tradicional massagem tailandesa.

O que é uma massagem tailandesa tradicional?

A história da arte e dos benefícios desta massagem remonta a mais de 2.500 anos, sendo uma das principais práticas da Medicina Tradicional Tailandesa, e tem origem na cultura budista.

Com influências da medicina Ayurveda da Índia e da massagem tradicional chinesa, a medicina tradicional desta zona surgiu graças aos monges dos templos onde se praticava o budismo.

Diz-se que o próprio Buda ajudou a desenvolver a massagem, o pai desta técnica, para tratar o desequilíbrio da vida com seus benefícios físicos, mentais e espirituais.

Esta técnica de massagem combina meditação, pressão em pontos musculares e nervosos determinados na acupuntura e alongamentos de ioga guiados pelo massagista para ajudar na mobilidade e flexibilidade.

Além disso, essas técnicas conjuntas permitem que o corpo libere a tensão física e psicológica reprimida acumulada em todo o corpo, da cabeça aos pés, que pode causar doenças.

Por que receber uma massagem tailandesa?

A Massagem Tradicional Tailandesa é uma massagem Holística que actua sobre todo o organismo e sobre algo mais subtil, as Linhas de Energia Sen, influenciando profundamente os níveis físico, mental e emocional.

O massagista colocará em prática os quatro estados sublimes da Alma, combinando técnicas de respiração Pranayama, concentração, movimentos rítmicos e alongamentos muito eficazes baseados em Yoga Asanas, de forma totalmente dinâmica.

Uma forma milenar de Massagem altamente benéfica para si e para os outros, e  é um dos pilares da Medicina Tradicional Tailandesa. Na Tailândia, eles o usam há séculos para curar, tratar e curar.

Importante saber

É contra-indicado receber massagem em casos de câncer, doenças agudas, osteoporose, estados febris com presença de infecções, descompensação cardiovascular, arteriosclerose, tromboflebite… em caso de dúvida, consulte um médico.

Equilibrado, harmonioso, sereno, enérgico, conexão mente-corpo… são algumas das sensações que se percebem após realizar uma massagem tailandesa corretamente, mantendo o equilíbrio entre corpo, mente e respiração.

Com as posturas adequadas e equilibradas, gerando o movimento desde o abdômen, consegue-se uma maior capacidade de controle corporal, equilíbrio e estabilidade.

A respiração consciente, profunda e abdominal, coordenada com o movimento ajuda a serenidade, vitalidade, clareza mental e reduz a fadiga.

Benefícios da massagem tailandesa

  • Aumenta a flexibilidade e a mobilidade, prevenindo lesões nos músculos, tendões, ligamentos e articulações;
  • Fortalece as articulações, ajudando a secretar líquido sinovial;
  • Melhora a circulação sanguínea, linfática e energética;
  • Favorece o bom funcionamento e previne patologias dos órgãos internos;
  • Fortalece o sistema imunológico e aumenta o poder de autocura do nosso corpo, a homeostase;
  • Reduz drasticamente os estados de estresse e ansiedade;
  • Restaura o fluxo de energia física, mental e emocional;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Melhore a memória;
  • Tonifica o sistema nervoso.

Quando a Massagem Tailandesa é recebida regularmente, aprecia-se uma melhoria geral dos sistemas nervoso, respiratório, circulatório, digestivo e imunitário. Ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, relaxa as tensões corporais, melhora a circulação, aumenta o nível de energia vital e a autoestima.

Também ajuda na digestão, combate a insônia, aumenta a flexibilidade e corrige a postura, libera bloqueios físicos e energéticos e harmoniza a relação psicossomática

Como é uma sessão

As sessões são realizadas no chão em um futon. A pessoa que vai recebê-lo deve estar vestida com roupas confortáveis.

A duração varia entre uma ou duas horas aproximadamente e funciona nas quatro posições anatômicas: supino, prono, sentado e decúbito lateral.

Neste tipo de massagem trabalha-se da cabeça aos pés. Sempre começa dos pés em direção ascendente para estimular a circulação sanguínea. Para fazer a massagem, mãos, cotovelos, pés, joelhos, etc. são usados ​​para realizar diferentes movimentos de pressão e alongamento.

 Alivia dores nas costas

Alguns estudos descobriram que a massagem tailandesa pode ser um meio eficaz de reduzir a dor nas costas, porque as técnicas de acupressão que ela emprega, juntamente com o alongamento assistido, estimulam pontos -gatilho energéticos relacionados a grupos musculares em todo o corpo. A pressão, o amassamento e o alongamento suave da ioga tailandesa a tornam uma prática ideal para manter as costas saudáveis.

Reduz o estresse

Um dos aspectos mais atraentes da massoterapia é a sensação de calma e relaxamento que ela pode trazer. Embora a massagem tailandesa seja mais enérgica do que outras formas de massagem terapêutica, ela reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Thai Yoga é uma arte de cura

A Massagem Tailandesa é uma técnica ligada à tradição budista como parte do Metta , ou prática da compaixão para com todos os seres. Diz a lenda que foi criado e desenvolvido por Jivaka Kumar Bhaccha, um médico do norte da Índia, contemporâneo do próprio Buda e médico da Sangha dos monges que o acompanhavam.

Jivaka transmitiu seus conhecimentos sobre plantas medicinais e se inspirou na arte da massagem como prática de cura, e não apenas de relaxamento. Como esta massagem faz parte do estilo de vida tailandês, os terapeutas tradicionalmente oferecem uma oração em homenagem ao pai desta maravilhosa arte de cura

Compartilhe o conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Massagens na sua cidade

Siga nossas redes sociais: