Em que país foi inventada a cadeira de massagem?

O que você vai aprender

A massagem em si e sua história têm milhares de anos, até mesmo os antigos egípcios os representavam em seus hieróglifos (extinto modelo de escrita). A massagem relaxante já era conhecida em diversas partes do mundo no ano 3000 aC Também é encontrada em antigas xilogravuras japonesas.

A tradição mais antiga vem da China e remonta a mais de 5.000 anos. Técnicas de reflexologia podal também foram descritas em antigos papiros egípcios em 2500 aC Esses desenhos eram tão valiosos que foram até incorporados aos túmulos de altos funcionários egípcios.

Desta forma, há milhares de anos foram reconhecidos os benefícios da massagem relaxante. Para relaxamento máximo, alívio da dor e até para fins médicos, esses tratamentos eram populares e conhecidos em todo o mundo.

Mesmo Hipócrates, Aristóteles e Sócrates escreveram tratados sobre massagem e seus benefícios. Da mesma forma, Júlio César também usou a massoterapia para aliviar a dor causada por suas crises epilépticas.

As primeiras cadeiras de massagem mecânica

No entanto, a cadeira de massagem como a conhecemos hoje apareceu pela primeira vez na década de 1950. Muitas são as histórias em torno da cadeira de massagem, tão requisitada na atualidade, e suas origens.

Um deles conta que o pai da cadeira de massagem era um homem chamado Nobuo Fujimoto. Originalmente de Osaka, Japão. A ideia básica da vendedora de pincéis era colocar algumas cadeiras nos vestiários dos banheiros para relaxar. Depois de muitas tentativas, ele finalmente construiu o primeiro modelo com sucata.

Assim, ele fundou a primeira empresa de cadeiras de massagem a produzir e vender sua invenção. Em outra história, um pai projetou e construiu uma cadeira de massagem para sua filha. Este senhor chamava-seNiichi Kawahara e veio de Sakai, Japão. Acredita-se que ele o inventou para curar e aliviar a dor no ombro de sua filha.

No entanto, a partir do primeiro modelo original, que continha apenas algumas bolas que desempenhavam a função de amassar e precisavam ser operadas com uma manivela, a cadeira de massagem evoluiu rapidamente. As cadeiras de massagem estão se tornando mais eficazes e melhores.

Hoje em dia, não é possível apenas desfrutar de diferentes programas, intensidades e velocidades. O design também mudou consideravelmente ao longo dos anos. Em vez de móveis volumosos e barulhentos, versões modernas de cadeiras de massagem são altamente confortáveis ​​e esteticamente agradáveis.

Como funcionam as cadeiras de massagem?

Meninas relaxam em cadeira de massagem

As cadeiras de massagem elétricas são baseadas em uma combinação de motores elétricos, rolos e mecanismos vibratórios. Este tipo de cadeira tem mais de meio século.

Logo, as cadeiras de massagem mais simples usam uma série de superfícies vibratórias para realizar a massagem. Quando o motor elétrico do aparelho gira rapidamente o rolo, a rotação causa uma vibração.

Embora não existam dois fabricantes de cadeiras de massagem com o mesmo design, existem algumas técnicas gerais de design que se aplicam à maioria dos modelos. Se removêssemos o estofamento da cadeira, veríamos uma estrutura que suporta um sistema de motores, engrenagens e roletes.

Quando recebemos uma massagem, são os rolos que agem como as mãos de um ser humano. Os rolos se movem em padrões determinados pela estrutura do quadro. Alguns deles têm amplitude de movimento limitada – eles só podem se mover para cima e para baixonas costas da cadeira porque se movem ao longo de um trilho fixado à estrutura. No entanto, as cadeiras de massagem de nova geração estão equipadas com rolos de massagem 3D e 4D .

Recomendação do especialista: Uma cadeira de massagem deve ser usada regularmente por pelo menos 15 anos. A sensação de pressão deve ser reconfortante e nunca muito intensa.

Uma massagem ajuda a atingir um estado de bem-estar completo

Homem em cadeira de massagem

Vale ressaltar que todos esses benefícios que uma boa massagem pode nos proporcionar devem ser complementados com ações que nos permitam levar nosso corpo e mente a um estado de completo bem-estar. 

Uma boa alimentação também é essencial para evitar ou se recuperar de lesões, por exemplo, ao praticar um esporte. Dormir horas inteiras também fortalece nosso sistema imunológico e nos ajuda a prevenir doenças, além de diminuir nossa pressão arterial. Uma boa roupa de cama pode nos ajudar a combater o estresse, pois se usarmos materiais macios e frescos para dormir, como o bambu, estaremos ajudando nosso corpo a entrar em um estado de relaxamento mais pleno e completo.  

Como você pode ver, as massagens são apenas parte do que você pode fazer para tratar sua mente e seu corpo; mas mesmo assim, existem muitas opções eficazes para receber aquela massagem que você merece no exato momento em que precisa. 

De onde vem a palavra “massagem”?

Você sabia que a palavra “massagem” vem do grego “ massein ” (amassar, manusear) e que os benefícios físicos e psicológicos dessa prática são conhecidos desde a antiguidade?

Cada um de nós realiza instintivamente uma pequena massagem após uma queda, um solavanco, para aliviar as dores de nevralgia ou indigestão. Mesmo apenas colocando as mãos na parte dolorida, você pode sentir a dor melhor.

Se for acompanhada de movimentos leves ou de pressão mais ou menos intensa, a situação pode melhorar consideravelmente. Deste gesto intuitivo surge a massagem, a forma terapêutica conhecida em todas as culturas que utiliza a ponta dos dedos para criar manobras mais ou menos complexas.

Alguns achados arqueológicos e testemunhos atuais de populações selvagens que sobreviveram à modernidade, testemunham esta persistência do tratamento terapêutico ao longo dos séculos desde o seu aparecimento, nos primeiros documentos médicos.

Como vimos, os benefícios são inúmeros. Então que tal continuar acompanhando as novidades e também agendar uma massagem?

Compartilhe o conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Massagens na sua cidade

Siga nossas redes sociais: