Guia de massagem - passo a passo de como realizar uma super massagem

Quem resiste à tentação de desfrutar de uma massagem relaxante a qualquer momento? Esta terapia nos imerge num estado de calma e desconexão cada vez mais necessário no turbilhão da vida moderna. Porém, os benefícios das massagens transcendem esta experiência sensorial e contribuem muito mais para a nossa saúde do que poderíamos imaginar.

Há quem dedique um fim de semana para se hospedar em um hotel com spa e deixe as preocupações para trás por algumas horas. Outros se presenteiam com uma visita a uma massagista buscando aliviar a tensão em seu corpo.

Amassagemé definida como uma técnica de fisioterapia manual baseada na mobilização terapêutica dos diferentes tecidos miofaciais, visando causar efeito analgésico, sedativo e estimulante. Esta técnica combina manobras de movimento e pressão realizadas pelas mãos do fisioterapeuta. O objetivo da massagem é reduzir a tensão, suprimir ou reduzir a sensação de dor e relaxar os músculos do paciente.

É importante ressaltar que embora a massagem seja muito benéfica para a saúde, os resultados dependem em grande parte da sua correta aplicação. Uma massagem mal realizada pode causar lesões inesperadas, por isso escolher o centro ou profissional certo é fundamental para garantir a melhor experiência.

Tipos de massagens e benefícios

Existem diversas formas de classificar ou categorizar as massagens, seja por áreas, técnica aplicada ou objetivo.

E embora possa parecer que a técnica de massagem não permite muita classificação, a verdade é que atualmente existe uma grande variedade de tipos de massagem no setor da estética.

Cada tipo utiliza uma série de técnicas e ferramentas diferentes, perseguindo um objetivo específico; comorelaxar músculos, aliviar dores, melhorar a circulação, drenagem de líquidos, etc.

Portanto, dependendo das suas funções e características técnicas, podemos dividir as massagens em massagens estéticas ou massagens terapêuticas. Vamos entender melhor como funciona.

QUE TIPOS DE MASSAGENS CORPORAIS EXISTEM?

Antes de explicar em profundidade cada massagem corporal, vamos fazer um esclarecimento.

Produtos como óleos, essências, cremes, etc. podem ser utilizados em ambos. Sem alterar a sua natureza manual ou mecânica.

Mas tenha cuidado, às vezes as massagens manuais utilizam certas ferramentas para realizá-las além de óleos, essências, etc. que querem ser utilizados, elementos mais ou menos simples que nunca são máquinas.

Com este guia básico de massagem, você ficará por dentro do mundo da massagem. Aqui lhe diremos que tipo de massagens escolher de acordo com suas necessidades atuais.

Massagem Tailandesa

Do que se trata? Esta massagem é feita por diferentes alongamentos corporais. Foi criado sob a teoria de que o corpo é permeado por ar inalado até os pulmões e que percorre o corpo por 72 mil vasos. Assim, a massagista manipula os mais importantes por meio de pressão e alongamento.

Faça se: Você procura uma massagem dinâmica. Não é à toa que as pessoas se referem a essa terapia como “ioga para preguiçosos”.

Evite: se quiser relaxar. Esta massagem irá ativá-lo. É o caso dasmassagens com pindas, com velas, com pedras vulcânicas, etc. onde a massagista utiliza pindas, velas, pedras vulcânicas, etc. para aprofundar a sua ação massageadora e assim alcançar determinados efeitos desejados.

Massagem sueca

O que é?massagem procura relaxar os músculos e promover a circulação por uma combinação de movimentos ativos e passivos, que o massagista realiza com as mãos.

Faça se: Você deseja uma experiência de relaxamento total. É perfeito para episódios de ansiedade.

Evite quando:Não há razão para não fazê-lo, mas se você tiver mais dores musculares do que estresse, esta massagem não fará muito por você.  

Massagem profunda

Do que se trata? A maioria das massagens relaxa as camadas musculares mais superficiais. Este não é o caso dos tecidos profundos. Aqui, o objetivo é atingir a parte mais profunda do músculo e, para isso, o massagista utiliza o antebraço, os cotovelos e a base da mão.

Faça se: Você precisar relaxar a tensão muscular em profundidade ou se tiver uma lesão por trauma muscular. É ideal se você sofre de estresse intenso ou dor crônica.

Evite: Se você não tiver contraturas profundas. É uma massagem muito intensa, pelo que poderá sair com dores desnecessárias.  

Massagem Shiatsu

Do que se trata? Esta massagem é baseada na acupuntura, e é idealmente realizada em um futon ao nível do chão, já que a massagista, além das mãos e cotovelos, utiliza os pés e joelhos. O objetivo é desbloquear os canais de energia pelas quais o chi, ou seja, a energia, se move.

Faça se: Mais do que relaxar, você busca a ativação do corpo em um nível holístico.

Evite: Se você não está disposto a sentir dor, mesmo que isso signifique cura.

Relação da massagem com emoções

São muitas as emoções liberadas quando o corpo recebe uma massagem, o paciente pode sentir vontade de chorar ou tremores musculares devido a uma rápida liberação de energia corporal que estava aprisionada em tecidos e músculos contraídos.

Portanto, é normal que o paciente revisite algum tipo de emoção durante a sessão, já que certas partes do corpo estão relacionadas às emoções.

PREPARE-SE PARA DESFRUTAR 

O que envolve a massagem em si agrega valor à experiência. O embrulho de um presente é a porta para a ilusão, para imaginar, é sugestivo. Assim, preparar o espaço para a mensagem aumenta a capacidade de se deixar levar por quem a recebe e de se entregar a quem a dá.

Quando for fazer uma massagem em casa, é aconselhável prestar atenção a estes aspectos básicos:

O calor do ambiente, a luz e o suporte.

A temperatura ambiente deve ser ideal. Sentir frio ao receber uma mensagem pode quebrar todo o encanto. Não há necessidade de temer o excesso de calor. Ao receber uma massagem, o corpo relaxa e a temperatura corporal cai, como durante o sono. É aconselhável cobrir com uma manta leve as áreas que não estão sendo massageadas, principalmente os pés. O calor ambiente ajuda a relaxar os músculos.

Tomar um banho quente antes de começar também pode ser uma ótima maneira de facilitar.

Uma luz suave convida ainda mais a se desconectar dos pensamentos e se abrir às sensações. Podemos contar com velas em vez de luz elétrica. Ou ilumine seu olfato acendendo incenso, ou queimando essências.

Já temos o espaço pronto, mas para onde devemos ir? O ideal seria ter um tapete tipo futon, fino e confeccionado com tecidos naturais como algodão e lã. Pode ser um colchão fino. Outra solução simples é empilhar duas ou três mantas e colocar um lençol por cima. Se forem grandes, melhor: quem fizer a massagem ficará mais confortável e poderá se movimentar descalço. Também é útil ter à mão uma almofada para apoiar a cabeça do destinatário ou colocá-la sob os joelhos ou pés, dependendo se ele está voltado para cima ou para baixo.

O último detalhe é o óleo. Você pode experimentar um com amêndoas doces e adicionar uma essência relaxante, como camomila ou lavanda, ou uma essência tonificante, como alecrim. Aqui se abre outro enorme campo para experimentar e sentir. 

A massagem pode te ajudar para:

Reduzir o estresse

O estresse é uma parte inevitável da vida moderna, mas massagens relaxantes podem ajudá-lo a lidar com ele de forma eficaz. Durante uma massagem, são aplicadas técnicas específicas de pressão e movimentos suaves nos músculos, o que estimula a liberação de endorfinas e serotonina, conhecidas como hormônios da felicidade.

Esses produtos químicos naturais promovem uma sensação de calma e bem-estar, ao mesmo tempo que reduzem os níveis do hormônio do estresse cortisol. Ao reduzir o stress, as massagens relaxantes podem aliviar os sintomas associados, como ansiedade e tensão muscular, e melhorar a qualidade do sono.

Aliviar a tensão muscular

Um estilo de vida sedentário, estresse e má postura podem causar tensão e rigidez muscular. As massagens relaxantes são uma ótima maneira de liberar e relaxar os músculos tensos. Terapeutas especializados aplicam diferentes técnicas, como amassar e alongar, para liberar nós e tensões acumuladas no tecido muscular.

Isso ajuda a restaurar a flexibilidade e a amplitude de movimento, reduzindo assim a probabilidade de lesões e melhorando a postura. Além disso, o relaxamento muscular induzido pela massagem ajuda a aliviar dores de cabeça, enxaquecas e dores crônicas, como dores nas costas e pescoço.

Estimular o sistema linfático

O sistema linfático é responsável pela remoção de resíduos e toxinas do corpo. As massagens relaxantes podem ser de grande ajuda na estimulação deste sistema, pois os movimentos e a suave pressão exercida durante a massagem ajudam a movimentar a linfa através dos vasos linfáticos. Esta estimulação promove a eliminação de toxinas e melhora a função imunológica.

Como resultado, as massagens relaxantes não só fazem você se sentir bem no momento, mas também fortalecem o sistema imunológico, ajudando a combater doenças e a manter uma saúde geral ideal. No caso de inchaço nas pernas por retenção de líquidos, pode ser tratado com drenagem linfática específica para a região.

Bem-estar mental e emocional

Além dos benefícios físicos, as massagens relaxantes também têm um impacto positivo no bem-estar mental e emocional. O toque físico e a atenção concentrada no corpo durante a massagem podem ajudar a reduzir a ansiedade, a depressão e melhorar o humor geral.

O tempo passado a relaxar e a cuidar de si durante uma massagem pode funcionar como uma terapia de desconexão do mundo exterior, permitindo-lhe recuperar a calma e encontrar o equilíbrio interno. Muitas pessoas experimentam uma sensação de renovação e clareza mental após uma massagem relaxante, melhorando a sua capacidade de lidar com os desafios diários e encontrar uma perspectiva positiva.

Qualidade do sono

Muitas pessoas têm dificuldade em adormecer devido ao estresse e à ansiedade. As massagens relaxantes podem ajudar a melhorar a qualidade do sono, pois induzem um estado de relaxamento profundo que promove um descanso reparador e revitalizante.

Deixe que as massagens relaxantes sejam a sua fuga do estresse diário!

Contra-indicações da massagem terapêutica

Embora seja uma técnica maravilhosa, é importante saber quando ela não pode ser aplicada no paciente, para não prejudicar ou piorar a saúde do paciente em casos de:

Doença aguda;

Inflamação aguda;

Período agudo de trauma, entorses, contusões, derrames articulares;

Início de flebite e fragilidade vascular;

Feridas abertas;

infecções de pele.

É MELHOR UMA MASSAGEM COM AS MÃOS OU COM FERRAMENTAS?

E depende basicamente do objetivo que você busca com aquela massagem. Em princípio não existem melhores e piores, a melhor massagem corporal é aquela que você gosta e que mais combina com você , aquela que mais beneficia a sua saúde, a sua beleza e o seu bem-estar. Nem mais nem menos.

Para que saiba por onde começar na hora de escolher uma massagem e para que possa experimentar em casa se lhe apetecer, preparámos a lista demassagens manuais  que se segue.

RESUMO IMPORTANTE:

A massagem trás os seguintes benefícios

A massagem é uma ferramenta poderosa em benefício do complexo psicofisiológico do paciente. Aqui estão os efeitos positivos gerais da aplicação de massagens:

  • Ação mecânica nos tecidos;
  • Aquecer, estimular e desenvolver músculos;
  • Estimular ou acalmar o sistema nervoso (efeito antálgico);
  • Distender e relaxar os músculos;
  • Melhorar as aderências, tornar os tecidos mais flexíveis;
  • Melhorar a circulação, eliminar exsudados orgânicos;
  • Tem ação reflexa no sistema nervoso;
  • Melhora o bem-estar psicológico.

Compartilhe com seus amigos (Eles também merecem...):