Como um massagista deve cuidar de suas mãos: veja dicas fundamentais

O que você vai aprender

Quando fazemos uma massagem em alguém, somos capazes de proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida com as mãos em poucos minutos. Receber uma boa massagem pode transformar o nosso dia.

Como profissional você pode fazer algumas recomendações aos seus clientes para que eles aproveitem a massagem, mas quem te aconselha? Aqui estão alguns detalhes simples que podem fazer uma grande diferença na qualidade da sua massagem, entre elas está o cuidado com as suas mãos.

Os terapeutas manuais têm a obrigação de cuidar de si mesmos e prevenir lesões. Em primeiro lugar, porque seu corpo é sua ferramenta de trabalho e, quando lesionado, não funciona. E, em segundo lugar, porque se trata da sua saúde.

Um dos princípios básicos da quiromassagem diz que ela deve ser aplicada com a máxima intensidade possível. O limite é estabelecido pelo aparecimento da sensação dolorosa pelo usuário. Portanto, no caso, o quiroprático é um trabalhador suscetível a sofrer diversos tipos de afecções decorrentes de sua atividade profissional, como a tendinite

Cuide de suas mãos

Assim como você presta atenção se as unhas de alguém que prepara um sanduíche para você ou que traz um prato para você na mesa estão limpas, seus clientes também prestam atenção se suas unhas estão limpas, curtas, bem cuidadas.

Suas mãos são importantes para a massagem você tem que cuidar delas! Você se deixaria massagear por alguém que tem unhas de 3 centímetros?

Ou por alguém com unhas pretas?

Ou por alguém com feridas nas mãos?

Como a resposta é NÃO, seus clientes também não vão gostar de um massagista com mãos nojentas.

Portanto, nunca devemos negligenciar esse aspecto.

Não é necessário ter unha de manicure, mas nossas mãos devem estar bem cuidadas, com unhas curtas e, claro, limpas.

O esmalte para as unhas é opcional, você pode usá-las na cor que quiser, mesmo com formas ou desenhos, mas cuidado! Se você estiver trabalhando em um centro de massagem, spa, hotel, consulte seus chefes para conhecer o protocolo a esse respeito.

Você também deve levar em conta que o comprimento das unhas depende do tratamento que você vai aplicar. Por exemplo, não importa se são um pouco longos no caso da drenagem linfática, e têm que ser super curtos no caso da reflexologia podal.

A importância das mãos

Para um massagista, suas mãos são sagradas e, portanto, sempre devem ser perfeitamente cuidadas. A parte mais ágil do corpo são as mãos e sua destreza permite realizar as tarefas mais delicadas. Elas estão em constante movimento, quase inquietas ao longo do dia e, além disso, são tratadas com mais força do que qualquer outra parte do corpo.

Se você é massagista sabe melhor que ninguém que as mãos requerem cuidados diários regulares e uma boa revisão constante para mantê-las limpas e uniformes. Se você ainda não é um e está treinando ou quer se formar como massagista profissional, aqui vão algumas dicas para o seu cuidado:

Lave-as e seque-as bem. Para a lavagem das mãos é recomendado o uso de água morna e sabonetes neutros. Depois de lavá-los é muito importante secá-los bem.

Proteja-as do frio.  No tempo frio é muito importante que você não esqueça de manter as mãos aquecidas com luvas.

Proteja-as enquanto faz outros trabalhos.  Ao fazer outro trabalho, doméstico ou não, proteja bem as mãos, se necessário. Por exemplo, se for esfregar, use luvas de borracha, e assim evitará que pequenas rachaduras saiam.

Hidrate-as. Não se esqueça de hidratar as mãos diariamente com um creme específico para o seu tipo de pele.

Cuidado com o sol.  Use creme de proteção solar como no resto do corpo. Mas não só no verão, lembre-se que as mãos passam muito tempo ao ar livre e é a melhor forma de evitar manchas e sintomas do envelhecimento.

Outras dicas para cuidar das mãos do massagista

Se você notar que suas mãos estão afetadas pelo cansaço do trabalho diário, massageie-as. Ninguém sabe fazer isso melhor do que você. Dessa forma, você poderá aliviá-las e melhorar sua flexibilidade. Para que você não perceba o estresse nas mãos, faça alguns exercícios à noite, sentado e com a coluna ereta.

Alguns exercícios simples que vão ajudar muito suas mãos são:

– Toque o piano no ar e desenhe círculos com o pulso.

– Feche bem os punhos com o polegar dentro dos dedos e abra-os suavemente.

– Estenda as mãos para fora com os dedos separados e mantenha-os assim por 1 minuto.

Se seguir estas pequenas dicas, as suas mãos vão agradecer e vão aguentar muito melhor as corridas diárias que ser massagista implica.

Foque no seu cliente

Pode parecer óbvio ou bobo, mas essa é uma das principais dicas que podemos te dar para melhorar sua massagem!

Quando você está fazendo uma massagem e prestando atenção em cada detalhe, principalmente da pessoa que recebe a massagem, percebemos quando a pressão está adequada, qual parte do corpo aquela pessoa mais gosta de ser massageada, qual sente mais desconforto, etc.

Quando prestamos atenção a esses detalhes, podemos nos adaptar e oferecer uma massagem altamente satisfatória e melhorar a vida e o bem-estar das pessoas que recebem nossas massagens.

Muitas das dicas que lhe falamos já são conhecidas por profissionais de quiromassagem e terapia manual. No entanto, é sempre bom relembrar e refletir, pois o sucesso e a qualidade das nossas massagens estão nos detalhes.

Compartilhe o conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Massagens na sua cidade

Siga nossas redes sociais: