O que é massagem Ayurvédica?

O que você vai aprender

Todas as massagens são boas para a saúde e um verdadeiro prazer. Mas, a massagem Ayurveda realmente envia calafrios pela espinha.

massagem ayurvédica é uma técnica milenar pela qual realmente nos sentimos bem, tentando reequilibrar nossas energias para aliviar os males que nos afetam.

Aqui estão algumas das chaves para esta antiga técnica indiana. Continue lendo o texto.

O que é Ayurveda?

Mulher fazendo massagem Ayurveda

O Ayurveda teve origem na Índia e é um sistema de medicina tradicional com mais de 5.000 anos. Em termos sânscritos, Ayurveda significa ciência ou conhecimento da vida.

Seu objetivo é alcançar o equilíbrio entre a mente, o espírito e o corpo com técnicas naturais como a meditação, o exercício físico ou a alimentação, que buscam prevenir doenças ao invés de curar.

Outra dessas técnicas é a massagem ayurvédica, intimamente ligada aos princípios gerais da Ayurveda, que visa corrigir o desequilíbrio das nossas energias com óleos essenciais e aplicação de pressão, bem como outros movimentos em áreas específicas do corpo.

O fascinante do Ayurveda é que se concentra em descobrir que tipo de massagem é ideal para cada pessoa, já que existem diferentes tipos de energias em nosso corpo.

Para isso, leva em consideração várias características do homem ou da mulher que vai receber a massagem, como tipo de pele, digestão, metabolismo ou sono, entre outras.

A massagem ayurvédica é única para cada pessoa

Para o Ayurveda, tudo o que existe no macrocosmo também existe no microcosmo. Toda a criação do universo e todos os seres humanos são compostos dos cinco elementos: ar, fogo, terra, água e vazio, também chamado de espaço ou éter. Dosha é chamada de organização biológica desses elementos em cada indivíduo.

Para o Ayurveda, existem quatro tipos de pessoas ( doshas ): os vata , que têm uma composição de ar mais alta; o pitta, com maior composição de fogo; os kapha, que possuem maior composição de água; e o sama, o equilíbrio perfeito de todos os elementos.

Qual a diferença de uma massagem ayurveda de uma massagem regular?

O uso intenso de óleos essenciais e o foco em pontos específicos de energia do corpo tornam uma massagem Ayurveda diferente de sua massagem sueca comum.

Além disso, não espere muita manipulação corporal, esta massagem terapêutica é muito mais focada em manipular seus campos de energia e liberar a carga emocional do que em resolver as dobras de seus músculos.

Na ciência do Ayurveda, os cinco elementos encontrados em todas as coisas vivas (espaço, ar, fogo, água e terra) são considerados os blocos de construção da vida. 

Estes se combinam para criar três princípios mente-corpo, conhecidos como doshas ou humores, dentro do corpo: Vata (ar e espaço), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Todo mundo herda uma mistura única dos três doshas, ​​embora um seja geralmente mais dominante. As práticas ayurvédicas equilibram os doshas para governar a saúde física e emocional.

Qual óleo é usado para massagem ayurveda?

Durante uma massagem ayurvédica, misturas de óleos orgânicos são infundidas com ervas ayurvédicas e aquecidas para promover relaxamento e desintoxicação.

Os óleos são escolhidos para equilibrar o dosha (humor) dominante de uma pessoa. Na temperatura adequada, esses óleos entram no corpo através da pele e dos poros, ligam-se a ama (toxinas) e são liberados para desintoxicar o corpo.

Em comparação, a massagem sueca (ou relaxante) incorpora óleo principalmente para facilitar movimentos relaxantes na pele. E a massagem tailandesa não usa óleo, então as pessoas podem deixar suas roupas durante esse tipo de massagem.

Energia e intenção

Relaxamento durante a massagem ayurvédica

Um massagista ayurvédico se concentra em limpar os canais de energia do corpo, movendo e removendo toxinas e equilibrando os chakras (centros de energia).

No Ayurveda, os cinco elementos encontrados em todas as coisas vivas (espaço, ar, fogo, água e terra) são considerados os blocos de construção da vida. 

Eles se combinam para criar três princípios mente-corpo, conhecidos como doshas, ​​dentro do corpo: Vata (ar e espaço), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Todo mundo herda uma mistura única dos três doshas, ​​embora um seja geralmente mais dominante. As práticas ayurvédicas equilibram os doshas para governar a saúde física e emocional.

Os desequilíbrios são tratados com seus opostos no Ayurveda, portanto, as massagens ayurvédicas se concentram em neutralizar o dosha predominante de uma pessoa.

Quais são os benefícios da massagem ayurvédica?

Assim como o Ayurveda é voltado para a prevenção, a massagem ayurvédica também o é. Em geral, a massagem ayurvédica pode ajudar:

  • Aumentar a consciência corporal;
  • Vias fisiológicas e energéticas claras;
  • Cria um relaxamento profundo;
  • Desintoxica e limpa;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Ajuda pessoas com problemas de saúde a melhorar seu bem-estar geral;
  • Melhora a circulação;
  • Aumenta a vitalidade, rejuvenesce e repara;
  • Mantém pessoas saudáveis ​​com boa saúde;
  • Balança Humores Vata, Pitta e Kapha;
  • Promove pele saudável;
  • Reduzir o estresse;
  • Acalma o corpo e a mente.

Idealmente, a massagem é combinada com outros princípios ayurvédicos, como dieta e nutrição e exercícios, para obter o máximo de benefícios.

Os benefícios das massagens ayurvédicas são muitos e variados, mas algumas contraindicações também devem ser levadas em consideração.

Na verdade, mulheres que estão nos primeiros meses de gravidez, pessoas que sofrem de trombose ou que sofrem de doenças contagiosas, não devem se submeter a essa prática. 

Da mesma forma, recomenda-se que o terapeuta seja informado sobre os possíveis medicamentos que estão sendo tomados no momento da realização da massagem, principalmente se forem antidepressivos.

Mas, sem dúvida, as contraindicações não atingem os benefícios das massagens ayurvédicas. O melhor é colocar-se nas mãos de verdadeiros especialistas para que apliquem toda a sua experiência e conhecimentos desta técnica milenar em benefício do nosso próprio corpo.

Compartilhe o conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Massagens na sua cidade

Siga nossas redes sociais: