Massagem Tailandesa

Duas mulheres - massagem tailandesa

O que você vai aprender


Na língua tailandesa é geralmente chamado de ‘nuat phaen thai’ ou ‘nuat phaen boran’ embora seu nome formal seja nuat thai de acordo com as profissões médicas tradicionais tailandesas.

O Departamento para o Desenvolvimento da Medicina Tradicional e Alternativa Tailandesa do Ministério de Saúde Pública da Tailândia regulamenta os locais e praticantes de massagens tradicionais tailandesas.

Em 2016, o departamento afirma que 913 clínicas tradicionais foram registradas em todo o país na Tailândia.

Em 2018, das 8.000 a 10.000 lojas de spa e massagem na Tailândia, apenas 4.228 eram certificadas pelo Departamento de Apoio a Serviços de Saúde (HSS) do Ministério da Saúde. A UNESCO adicionou a massagem tradicional tailandesa à sua lista de Patrimônio Cultural da Humanidade em dezembro de 2019.

Prática da Massagem tailandesa

Praticante da massagem tailandesa
Praticante da massagem tailandesa

Diz-se que a prática da massagem Thai Yoga tem milhares de anos, mas ainda faz parte do sistema médico da Tailândia devido às suas propriedades curativas percebidas tanto no nível emocional quanto físico. Existem diferenças em certas práticas associadas à massagem quando realizada nos contextos ocidental e tailandês.

As sensibilidades culturais ocidentais podem ser diferentes em termos de aceitação de práticas de cura xamânica, como aumentar a intensidade da massagem ou o doador pulando em torno da mesa de massagem como o deus hindu Hanuman.

A massagem tradicional tailandesa não usa óleos ou loções. O receptor permanece vestido durante o tratamento. Há um contato corporal constante entre o doador e o receptor, mas em vez de esfregar os músculos, o corpo é comprimido, puxado, esticado e balançado.

O conceito de metta (bondade amorosa), baseado nos ensinamentos budistas, é parte integrante desta prática. Praticantes bem conhecidos também enfatizam a meditação e a devoção por parte do praticante como parte integrante da eficácia desta prática.

O destinatário usa roupas largas e confortáveis ​​e deita-se sobre uma esteira ou colchão firme no chão. Na Tailândia, cerca de uma dúzia de sujeitos podem estar recebendo massagem simultaneamente em uma grande sala. O verdadeiro estilo antigo da massagem exige que a massagem seja realizada sozinho, apenas com o doador e o receptor. O receptor será posicionado em uma variedade de posições semelhantes às da ioga durante o curso da massagem, que também é combinada com pressões estáticas e rítmicas profundas.

A massagem geralmente segue linhas designadas (“sen”) no corpo. As pernas e pés do doador podem ser usados ​​para posicionar o corpo ou membros do receptor. Em outras posições, as mãos fixam o corpo, enquanto os pés fazem a massagem. Uma sessão completa de massagem tailandesa pode durar duas horas e inclui pressão e alongamento rítmico de todo o corpo. Isso pode incluir puxar os dedos das mãos e dos pés, orelhas, estalar os nós dos dedos, andar nas costas do destinatário, por pressão com a palma da mão, polegar, dedos e antebraço em muitas posições diferentes, incluindo HDS. Existe um procedimento e um ritmo padrão para a massagem, que o doador ajustará para se adequar ao receptor.

História

história da massagem tailandesa ilustrada
história da massagem tailandesa ilustrada

Diz-se que o fundador da massagem e da medicina tailandesa foi Chiwaka Komaraphat, que segundo o cânone budista Pāli foi o médico do Buda há mais de 2.500 anos. Ele é registrado em documentos antigos como tendo habilidades médicas extraordinárias, seu conhecimento de fitoterapia e por ter tratado pessoas importantes de sua época, incluindo o próprio Buda.

Na verdade, a história da massagem tailandesa é mais complexa do que sugere a lenda de um único fundador. A massagem tailandesa, como a medicina tradicional tailandesa (TTM) mais geralmente, é uma combinação de influências das esferas culturais da Índia, China, sudeste da Ásia e tradições da medicina, e a arte como é praticada hoje provavelmente é o produto de um século – síntese do século de várias tradições de cura de todo o reino. Mesmo hoje, existe uma variação considerável de região para região na Tailândia, e nenhuma rotina ou estrutura teórica única que seja universalmente aceita entre os curandeiros.

Eficácia

Todos os tipos de massagem, incluindo massagem tailandesa, podem ajudar as pessoas a relaxar, aliviar temporariamente dores musculares e / ou articulares e melhorar temporariamente o humor de uma pessoa. No entanto, muitas alegações de médicos vão muito além daqueles efeitos bem demonstrados por estudos clínicos. Alguns médicos contestam sua eficácia.

Perigos

perigos da massagem tailandesa
perigos da massagem tailandesa

De acordo com o Ministério de Saúde Pública da Tailândia, a massagem pode ser perigosa para mulheres em diferentes estágios da gravidez. Um médico do Departamento de Medicina Tradicional e Alternativa Tailandesa advertiu que as mulheres no primeiro trimestre “devem evitar a massagem porque pode levar ao aborto espontâneo”. Aquelas com mais de seis meses de gravidez também devem “ter cuidado ao receber uma massagem. ” Os avisos surgiram na sequência de um caso em que uma grávida de 25 anos sofreu um aborto e entrou em coma enquanto fazia uma massagem nos pés.

Compartilhe o conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Massagens na sua cidade

Siga nossas redes sociais: