Massagem e Saúde - Entenda a relação entre eles!

Uma terapia simples, mas nunca banal. Simples porque requer apenas o uso das mãos sem equipamentos sofisticados. Estamos falando damassagem. A massagem desde a antiguidade tem sido um meio de tratar doenças corporais e restaurar o vigor da saúde das pessoas. Hoje em dia é utilizado como parte do tratamento integral de lesões físicas e tem grande importância na reabilitação da capacidade funcional para o trabalho das pessoas. Mas não somente isso! Ela também tem benefícios para a saúde!

Osbenefícios da massagem são infinitos e algo que poucas pessoas conhecem. Por isso recomendamos você a conhecer a nossa lista de profissionais. Cliqueaqui.

Mas vamos seguir a explicação dos benefícios da massagem. A massagem pode ajudar tanto com emoções quanto com ansiedade, problemas circulatórios, dores articulares e musculares, insônia e muito mais.

É importante partilharmos os benefícios da mensagem com os nossos clientes e ensiná-los que a massagem deve ser muito mais importante do que aquilo que a priori parece ser um luxo. As massagens muitas vezes ajudam a estabelecer e manter a boa saúde e o bem-estar de uma pessoa.

Efeitos comprovados

Aquela emoção de nos sentirmos bem que todos gostamos se deve à liberação de endorfinas que produzem uma sensação de bem-estar. O cortisol é um hormônio do estresse e, infelizmente, quando você tem ansiedade, faz com que o corpo a aumente, aumentando seus níveis de estresse. Por isso, uma massagem cai tão bem sempre!

Para pessoas que sofrem de depressão, uma massagem pode ser muito benéfica. A massagem terapêutica ajuda o corpo a relaxar, aliviando a tensão muscular e, portanto, a mente também pode relaxar. A massagem não é o único tratamento para depressão ou ansiedade, mas pode ajudar a aliviar temporariamente alguns dos sintomas, como se sentir mais feliz e com mais energia.

A massagem é um tratamento que tem milhares de anos. Se necessita ou gosta de uma massagem, pode escolher entre 80 tipos de massagens com uma grande variedade de pressões, movimentos e técnicas. Embora você não encontre todos na mesma clínica, você pode contratar um profissional. Uma massagem envolve pressionar ou manipular músculos e outros tecidos moles com as mãos e os dedos. Às vezes até nos antebraços, cotovelos ou pés.

Métodos de aplicação de massagem

1. Massagem com dispositivos. A massagem com aparelhos é a realização dos movimentos básicos da massagem com o auxílio de elementos externos especiais, sejam mecânicos ou eletrônicos. Amassagem com aparelhos inclui muitas variedades, diferencia-se pela ação fisiológica que cada um exerce e pela forma como é construída. As técnicas com aparelhos mais utilizados em massagem são: vibração, pneumomassagem, hidromassagem, crioterapia, ultrassom.

2. Massagem manual: A massagem manual, como o próprio nome indica, é aquela em que as mãos são utilizadas diretamente no corpo do paciente. Este tipo de massagem é classificado conforme a técnica de manipulação.

Um pouco de história

A massagem é sem dúvida o remédio mais antigo adotado pelo homem para aliviar dores, eliminar o cansaço e revigorar o corpo e o espírito. É também um dos gestos mais instintivos e naturais feitos ao aplicar pressão sobre uma parte dolorida.

O termo “massagem” indica o conjunto de diferentes técnicas manuais praticadas na pele de uma pessoa. Diz-se que o termo deriva do árabe “massa” que significa apalpar, segundo outros autores vem do grego “massein” que significa amassar, ou do hebraico “machec” que significa manusear. As primeiras referências à massagem são encontradas em manuscritos chineses que datam de 2.700 aC.

Por volta de 1.000 a.C., textos médicos indianos aconselhavam aqueles que faziam esforços físicos a esfregar o corpo com óleos para retardar o aparecimento da fadiga e, ainda hoje, na Índia, praticamente qualquer pessoa é capaz de realizar uma massagem. A massagem, de fato, exerceu uma influência notável na medicina tradicional em todo o Extremo oriente.

Benefícios da massagem para a saúde

A massagem pode ser um tratamento básico para diversas enfermidades, mas também pode ser complementar a outros tratamentos. No entanto, também é muito útil para quem goza de excelente saúde, pois é fonte de incrível bem-estar, serenidade e relaxamento e pode ser utilizado para promover o bem-estar geral. A massagem proporciona-nos um meio de neutralizar o stress que este mundo caótico nos causa.

A tensão e a rigidez contínuas causam uma diminuição a longo prazo da energia e da vitalidade do sujeito; esta energia é restaurada via uma massagem adequada. Na prática, é um conjunto de diferentes manobras realizadas no corpo para aliviar dores musculares ou articulares, para tonificar o volume de determinados tecidos, mas também para preservar e melhorar obem-estar mental, aliviando a tensão e o cansaço.

Após uma massagem bem realizada, o efeito benéfico faz-se sentir com uma sensação de leveza extremamente agradável. As virtudes da massagem são inúmeras e a sua eficácia estende-se para além do local preciso onde é realizada. Podemos começar pelo relaxamento que, por si só, permite a regeneração do nosso corpo, reequilibrando o sistema nervoso e endócrino.

Contra-indicações

Normalmente esta técnica não apresenta contra-indicações particulares, no entanto, é oportuno considerar que em algumas situações, como lesões e patologias como estados febris, inflamações, doenças cardíacas, doenças infecciosas, é aconselhável evitá-la. Para evitar riscos desnecessários, na hora de massagear uma pessoa com algum problema de saúde, o melhor é procurar primeiro a opinião do médico.


Compartilhe com seus amigos (Eles também merecem...):